jump to navigation

Difícil respirar em Pequim Julho 29, 2008

Posted by Bruno Miguel Dias in Jogos Olímpicos, Pequim 2008.
trackback

Os Jogos Olímpicos estão prestes a começar e ultimam-se os últimos pormenores. Contudo, factores existem que não poderão ser resolvidos atempadamente e estão a colocar em risco o sucesso da organização chinesa.

As alterações climatéricas e a qualidade do ar continuam na ordem do dia e serão dois dos maiores adversários das várias comitivas que vão participar nos Jogos.

A qualidade do ar continua a ser preocupante com os níveis médios de concentração de partículas , um dos principais indicadores da poluição atmosférica, a apresentar valores duas vezes superiores aos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Dr. Pedro Branco, médico que irá acompanhar a comitiva portuguesa, admite que «ainda restam dúvidas sobre qual será o impacto da poluição nos atletas, mas ela pode influenciar o seu rendimento, principalmente nos que têm problemas respiratórios».

Segundo um estudo da Greenpeace, «a actual qualidade do ar em Pequim enfrenta grandes desafios, devido à explosão económica do país e ao rápido aumento da propriedade de automóvel individual», adiantando ainda o estudo que «deveria ter sido feito mais para levar a cidade a adoptar métodos mais limpos».

O próprio presidente do Comité Olímpico Internacional, Jacques Rogge, não descarta a possibilidade de suspender provas como a maratona, depois de o etíope Haile Gebreselassie, recordista mundial da maratona, ter recusado participar na prova devido aos altos índices de poluição.

Anúncios

Comentários»

1. guta - Agosto 19, 2008

isso eh um orror


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: