jump to navigation

Liga 2008/2009: 1ª jornada Agosto 25, 2008

Posted by Bruno Miguel Dias in Desporto, Futebol, Liga 2008/2009.
trackback

Uma semana depois de o Sporting ter ganho o primeiro troféu da época, ao vencer o FC Porto na Supertaça, a Liga de Futebol arrancou este fim-de-semana. Nova época, os mesmos favoritos.

O primeiro candidato ao título, o Sporting, entrou em campo no sábado e sem dificuldades de maior venceu o recém-promovido Trofense, por 3-1. O facto mais marcante do encontro foi mesmo o erro grosseiro da arbitragem no lance do golo dos trofenses. O penalti assinalado resulta de uma falta cometida, pelo menos, 1 metro fora da área. Embora me pareça que foram excessivas as declarações de Paulo Bento dizendo que a sua principal preocupação neste campeonato era a arbitragem, é certo que é um episódio que merece ser analisado. Louvavelmente, o próprio árbitro do encontro já fez essa análise e não podia ter sido mais claro: «Já vi o lance na televisão. Se considero que é grande penalidade? Claro que não.»

Também a jogar em casa, o Porto começou esta liga com uma vitória tranquila sobre um Belenenses que o ano passado causou sérios incómodos. Pese a vitória sem contestação, o FCP está claramente abaixo daquilo que seria expectável, até por comparação algumas exibições que efectuou na pré-temporada. Sem Quaresma (novela interminável e ainda por explicar), Lucho assume-se definitivamente como referência e Lisandro mostrou-se esforçado. Sem sorte, no entanto.

A jornada fechou com o outro candidato ao título, o Benfica. Embora os encarnados partam em clara desvantagem face aos dois mais directos adversários na conquista do título, é inegável que os adeptos esperavam mais neste primeiro jogo “a doer”. Aliás, ponho em dúvida se será dada muita mais margem de manobra para que Quique Flores ponha o Benfica no trilho correcto. Uma nota para a lesão de Carlos Martins, que de facto condicionou o jogo do Benfica até final, mas não pode servir de desculpa num plantel que é o mais extenso dos três grandes.

Para a semana há derbi, com os campeões nacionais a visitarem o estádio da Luz. Se do lado azul não haverá grandes novidades, os encarnados poderão já contar com Reyes (inexplicável como o Benfica foi incapaz de tornar o processo de inscrição mais célere) e com o argentino Di Maria (onde encaixá-lo?), que trouxe da China o ouro olímpico conquistado ao serviço da sua selecção.

Advertisements

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: